Prof. Romildo recebe Jac-ssone Alerte, idealizador do projeto Village Marie

O coordenador do NUMATS, Prof. Romildo Toledo, se encontrou com o pesquisador Jac-ssone Alerte, para apoiar o seu Projeto Village Marie. O projeto visa ajudar populações carentes emsituações de moradias precárias no Haiti, que é seu país deorigem e que foi devastado por um terrível terremoto e pelo furacão Matthew.
O projeto foca no bairro Don de l’amitié da pequena cidade de Duchity, no Haiti, construindo casas populares planejadas e seguras, com a utilização de tijolos de solo-cimento, fruto de sua pesquisa desenvolvida aqui na UFRJ, que contará com um mutirão com os moradores locais.
A produção e caracterização dos tijolos de solo-cimento do seu estudo foi realizada no NUMATS e durante a visita foram discutidas alternativas tecnológicas visando aumentar a sustentabilidade dos mesmos.
Para a viabilidade do projeto, é necessário um financiamento coletivo, que pretende arrecadar recursos para a aquisição de uma máquina manual de fabricação de tijolo solo-cimento e a construção da primeira casa do projeto Village Marie – Haiti. Saiba mais sobre o projeto e o financiamento nesse link.