area-restrita.png
e-mail-1.png

Numatsmail

27_03_pep_botao_facebook.jpg27_03_pep_botao_instagram.jpg27_03_pep_botao_facebook.jpg27_03_pep_botao_facebook.jpg

O foco das atividades desenvolvidas no Microlab é o entendimento da relação entre a nano e microestrutura das matrizes cimentícias e o comportamento dos materiais na meso e macro escala. O laboratório conta com infraestrutura para o estudo das propriedades químicas, mineralógicas e físicas de materiais, e tem capacidade de executar estudos morfológicos por microscopia e estudos micromecânicos, assim como de propriedades térmicas dos materiais baseados em cimento.

Responsável: Bruna Brito
Orientador(a): Oscar

interna 1 interna 2

O foco do laboratório é o entendimento das propriedades de pastas, argamassas e concretos no estado fresco. O laboratório conta com viscosímetros e reômetros capazes de caracterizar a viscosidade, o limite de escoamento e o compartamento tixotropico de materias baseados em cimento.

Responsável: Kleber Teixeira

 

No laboratório de ensaios mecânicos II (LEM02) são realizados testes em diversos materiais para determinação das propriedades mecânicas e avaliação da integridade de sistemas cimentícios. Ele dispõe de 8 prensas e o Simulador Físico de Cimentação de Poços (SFCP), podendo realizar ensaios na escala milimétrica (como ensaio de arrancamento de fibras e determinação de resistência a tração de fibras naturais, por exemplo) até a macro escala (ensaio de flexão em vigas e tração em barras de aço, por exemplo). Além disso, caracterizações mecânicas específicas para cenários com pressão e temperatura podem ser realizadas, como para cimentação de poços de petróleo.

Os dois principais são: ensaios triaxiais – onde o corpo-de-prova é submetido a uma crescente tensão desviadora com uma tensão confinante fixa - e a simulação física das condições do poço - onde o material é moldado em um anular com um tubo de aço interno (casing) e submetido a pressão e temperaturas programadas de acordo com o cenário de poço em estudo.

Este sublaboratório é dedicado à determinação das propriedades térmicas dos materiais submetidos a temperaturas variadas até 1200ºC, além de produzir materiais pozonalicos. Os equipamentos permitem determinar as propriedades de concretos para estruturas massivas, de concretos refratários, de materiais compósitos tais como perfis pultrudados submetidos a uma larga faixa de temperaturas.

Orientador(a): Amanda Vieira

   interna 1 interna 2 interna 3

Topo