Nossa próxima sexta do concreto está chegando!
Teremos um bate-papo acadêmico sobre bioconcretos de baixo carbono mediado por Arthur Araujo.
Arthur é doutorando no NUMATS e irá apresentar seu artigo publicado sobre o tema, que aborda três famílias de bioconcretos desenvolvidos no NUMATS, detalhando a metodologia utilizada, as emissões das diferentes misturas e os trade-offs ambientais de sistemas de paredes de bioconcreto em comparação com soluções convencionais. Uma excelente oportunidade para tirar dúvidas e se aprofundar sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
Data: 11 de abril
Horário: 14h
Local: Auditório NUMATS
Artigo: "Low-Carbon Bio-Concretes with Wood, Bamboo, and Rice Husk Aggregates: Life Cycle Assessment for Sustainable Wall Systems"
DOI: https://doi.org/10.3390/su17052176
Faleceu no dia de ontem, 14 de março, o Professor aposentado da PUC-Rio José Luiz Mendes Ripper, um grande mestre e pioneiro no uso do bambu no design de produtos e em estruturas tubulares leves.
Ripper foi uma referência nacional e internacional por sua trajetória dedicada à integração entre arte, design e sustentabilidade. Graduado em Arquitetura pela UFRJ no início dos anos 1950, Ripper teve sua formação artística profundamente influenciada pelo escultor Edgar Duvivier, de quem foi discípulo. Atuou também ao lado do cenógrafo Luiz Carlos Ripper, com quem desenvolveu importantes projetos nas décadas de 1960 e 1970.
Em 1972, foi um dos fundadores do Departamento de Artes da PUC-Rio, colaborando com artistas e intelectuais de destaque na criação de um espaço inovador para o ensino das artes e do design. Mais adiante, em 1985, criou, em parceria com a Profa. Ana Branco, o Laboratório Oficina de Treinamento e Desenvolvimento de Protótipos (LOTDP), que se tornaria, nos anos 2000, o Laboratório de Investigação em Living Design (LILD), um centro de referência na pesquisa com materiais naturais, especialmente o bambu.
Seu legado permanece vivo na formação de inúmeras gerações de designers, arquitetos e artistas que se inspiraram em sua visão humanista, poética e sustentável do fazer artístico e projetual.
A comunidade acadêmica e todos aqueles que com ele conviveram expressam seu profundo pesar por essa perda.
Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e o NUMATS se orgulha de ter uma equipe de pesquisadores majoritariamente composta por mulheres.
Agradecemos o esforço e a dedicação de todas as mulheres que seguem contribuindo para a pesquisa e ampliando o espaço feminino na ciência!
Nossa próxima sexta do concreto está chegando!
Teremos um bate-papo acadêmico sobre propriedades higrotérmicas de bioconcretos mediado por Rayane Paiva
Rayane é pós-doutoranda no NUMATS e irá apresentar seu artigo publicado sobre o tema, discutindo as técnicas utilizadas, os equipamentos empregados, os tipos de amostras analisadas, e outros aspectos relevantes. Uma excelente oportunidade para tirar dúvidas e aprender bastante.
Data: 14 de março
Horário: 14h
Local: Auditório NUMATS
Artigo: “Influence of Bio-Aggregates on the Physical and Hygrothermal Properties of Bio-Concretes”
DOI: 10.1016/j.conbuildmat.2024.139218
Confira em nosso instagram as apresentações dos alunos de Iniciação Científica do NUMATS que receberam menção honrosa na SIAc 2024.