area-restrita.png
e-mail-1.png

Numatsmail

27_03_pep_botao_facebook.jpg27_03_pep_botao_instagram.jpg27_03_pep_botao_facebook.jpg27_03_pep_botao_facebook.jpg

26 02 NUMATS ENTIDADE NOTICIA

Faleceu no dia de ontem, 14 de março, o Professor aposentado da PUC-Rio José Luiz Mendes Ripper, um grande mestre e pioneiro no uso do bambu no design de produtos e em estruturas tubulares leves.

Ripper foi uma referência nacional e internacional por sua trajetória dedicada à integração entre arte, design e sustentabilidade. Graduado em Arquitetura pela UFRJ no início dos anos 1950, Ripper teve sua formação artística profundamente influenciada pelo escultor Edgar Duvivier, de quem foi discípulo. Atuou também ao lado do cenógrafo Luiz Carlos Ripper, com quem desenvolveu importantes projetos nas décadas de 1960 e 1970.

Em 1972, foi um dos fundadores do Departamento de Artes da PUC-Rio, colaborando com artistas e intelectuais de destaque na criação de um espaço inovador para o ensino das artes e do design. Mais adiante, em 1985, criou, em parceria com a Profa. Ana Branco, o Laboratório Oficina de Treinamento e Desenvolvimento de Protótipos (LOTDP), que se tornaria, nos anos 2000, o Laboratório de Investigação em Living Design (LILD), um centro de referência na pesquisa com materiais naturais, especialmente o bambu.

Seu legado permanece vivo na formação de inúmeras gerações de designers, arquitetos e artistas que se inspiraram em sua visão humanista, poética e sustentável do fazer artístico e projetual.

A comunidade acadêmica e todos aqueles que com ele conviveram expressam seu profundo pesar por essa perda.

Topo